quarta-feira, 27 de junho de 2012
No dia 26/06/2012 foi realizado o Grupo de Hiperdia com a equipe Saúde & Vida (Enfª Rosangela, Técn. Enf. Andrea e ACS´s Carla, Cristiane, Cláudio e Rosangela), os pacientes, participaram ativamente do bate papo realizado pela enfermeira Rosangela, onde questões relacionadas a hipertensão arterial foram esclarecidas, também abordamos os cuidados com o diabetes e a alimentação adequada, tudo com muito bom humor, utilizando vídeos educativos e reportagens vinculadas na tv.
Com a colaboração dos pacientes, a equipe serviu um mesa repleta de frutas, bolos, sucos e outras delícias, que cada um trouxe.
Parabéns a todos que participaram !!!
sexta-feira, 22 de junho de 2012
Café com Saúde
Grupo de Diabéticos em comemoração (26/06 Dia Nacional do Diabetes)
Foi feita orientação dos pés diabeticos, cuidados, dieta, com apresentação de videos e foram distribuídos kits de higiene bucal.
Realizado no dia 22/06 , na Igreja Presbiteriana do Parque Royal pela Técnica Claudeni, Acs Aliri, Acs Cirleia e Acs Michelle.
quarta-feira, 20 de junho de 2012
Grupo Saúde do Adolescente
Foi realizado pela equipe Bem Estar em 08/06/2012 grupo saúde do adolescente . Aonde o AVS Washington tirou dúvidas, orientando os adolescente em relação a drogas, caderneta de vacinação, sexualidade e apresentação de um video.
Foram
entregues kit de escovação e caderneta do adolescente.
segunda-feira, 18 de junho de 2012
CAMPANHA DE VACINAÇÃO
Sábado dia 16 de Junho, teve início a campanha de vacinação contra a paralisia infantil. A equipe do CMS Parque Royal participou ativamente na programação e atividades relacionadas a campanha, atendendo e orientando os cidadãos.
A campanha vai até o dia 06 de Julho, não perca !!!
quinta-feira, 14 de junho de 2012
DIA MUNDIAL DO DOADOR DE SANGUE
A HISTÓRIA DA DOAÇÃO DE SANGUE NO BRASIL
A história da doação de sangue no Brasil começa em 1879, com a descrição de experiências com transfusões de sangue realizadas até a época, em uma tese acadêmica.
Não existem relatos precisos de quando a primeira transfusão foi realizada no Brasil. Sabe-se apenas que os médicos Brandão Filho e Armando Aguinaga foram os pioneiros no Rio de Janeiro, e que umas das primeiras experiências aconteceu por volta de 1900, em Salvador (Bahia) quando o professor de Clínica Médica, Garcez Fróes, usando o aparelho de Agote improvisado por ele, transfundiu 129 ml de sangue do doador João Cassiano Saraiva, servente do hospital, em uma paciente operada de pólipo uterino.
Após o término da II Guerra Mundial, com os progressos científicos e o crescimento da demanda por transfusões de sangue, a Hemoterapia brasileira começou a se caracterizar como uma especialidade médica, e diversos bancos de sangue foram inaugurados, proporcionando oportunidades de comércio e lucratividade para muitos, uma vez que a doação de sangue era remunerada.
Nos anos 50, o fato mais importante foi a fundação da Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (SBHH) e a promulgação da lei nº 1075, de 27 de março de 1950, que dispõe sobre a Doação Voluntária de Sangue.
No entanto, o sistema transfusional brasileiro continuou funcionando totalmente livre de controle governamental, até meados da década de 60, e o quadro era negro: doadores profissionais “viciados” em doar sangue, sem observar os preceitos de higiene e os intervalos recomendados entre as doações; sangue coletado e transfundido sem critérios técnicos e higiênicos; freqüente transmissão de doenças.
A solução encontrada pelo Ministério da Saúde foi a formação da Comissão Nacional de Hemoterapia, em 1965. Entre as suas atividades destacam-se a implantação de registro oficial dos bancos de sangue públicos e privados, a publicação de normas básicas para atendimento a doadores e para prestação de serviço transfusional e a determinação da obrigatoriedade dos testes sorológicos necessários para segurança transfusional.
A Hemoterapia no Brasil tinha legislação e normatização adequadas, porém ainda carecia de uma rígida fiscalização das atividades hemoterápicas e de uma política de sangue consistente.
Assim, em meados da década de 70 e início da de 80, o Governo Federal começou a implantar o Programa Nacional do Sangue e Hemoderivados (Pró-Sangue), estimulando a criação de hemocentros estaduais. Em novembro de 1977 foi inaugurado o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (HEMOPE), primeiro hemocentro do Brasil. A este se seguiram outros nas principais cidades do País, tendo como diretrizes a doação voluntária não remunerada de sangue e medidas para segurança de doadores e receptores.
Na mesma época a Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, iniciou uma cruzada por todo o País, que culminou em junho de 1980 com a extinção da doação remunerada de sangue no Brasil.
A década de 90 trouxe o fortalecimento da rede brasileira de hemocentros passando o governo a se concentrar, a partir de 2000, na criação e implantação de um Sistema Brasileiro de Hemovigilância em 2000, na área de Sangue, outros Tecidos, Células da Anvisa – Agência de Vigilância Sanitária.
Em 2002, a regulamentação do artigo 199 da constituição de 1988, que dispunha sobre a participação da iniciativa privada no sistema de saúde e comercialização de sangue, entre outros, foi finalmente aprovada, ficando proibida a doação remunerada de sangue.
Segundo dados da Anvisa, o Brasil possui hoje cerca de 1,8% de doadores de sangue, sendo 50% destes doadores altruístas (doam sem saber para quem) e 50% de reposição (doam para repor o estoque de conhecidos).
"QUANDO VOCÊ DOA SANGUE, UMA VIDA PODE SER SALVA".
quarta-feira, 13 de junho de 2012
12 de Junho Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil
Em
12 de junho é comemorado o Dia Internacional de Combate ao Trabalho
Infantil. A data foi uma iniciativa da Organização Internacional do
Trabalho (OIT) para chamar a atenção da sociedade e do governo para a
importância da implementação de Convenções que informam a idade mínima
para admissão no emprego e estabelecem as piores formas de trabalho infantil.
Um
fato que realmente preocupa é que, em geral, o trabalho infantil não é
visto como crime no Brasil e acabamos por encontrar jovens das mais
diferentes idades no serviço doméstico, catando lixo, pedindo dinheiro
em semáforos, trabalhando em carvoarias, entre outros. Segundo dados do
IBGE (2010) ainda existem mais de 1 milhão de crianças e adolescentes,
entre 10 e 14 anos (remunerados ou não) neste tipo de trabalho.
segunda-feira, 11 de junho de 2012
MÊS DE PREVENÇÃO DAS VIOLÊNCIAS NO NAMORO 2012
MÊS DE PREVENÇÃO DAS VIOLÊNCIAS NO NAMORO 2012by elosdasaude |
Junho é o Mês de Prevenção das Violências no Namoro
Compartilhe essa ideia!
Neste ano, inspirado pelas discussões propostas pela Rio+20 para a
construção de uma sociedade sustentável, em que o amor, o respeito e
gentileza devem prevalecer, o Mês de Prevenção das Violências no Namoro aborda as relações sociais na perspectiva do cuidado.
Quem ama cuida, confia, respeita e conversa.
Lembre: Mês de Prevenção das Violências no Namoro 2012