terça-feira, 31 de dezembro de 2013
sexta-feira, 29 de novembro de 2013
FIQUE SABENDO
O Fique Sabendo é uma campanha de incentivo a testagem de HIV, Sífilis e outras doenças sexualmente transmissíveis.Venha cuidar da sua Saúde, não fique na dúvida: Negativo ou Positivo, Fique Sabendo.
Horário: 08:00 às 17:00hs
Local: CMS Parque Royal.
De 28 a 30 de Novembro de 2013
ACS Bety e Enfermeiro Antônio Carlos
segunda-feira, 11 de novembro de 2013
10/11 - Dia Nacional da Surdez
10/11 DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO E COMBATE À SURDEZ
SAIBA COMO TER UMA BOA AUDIÇÃO:
Neste dia 10 de novembro, o país alerta a população sobre a importância das ações de combate e prevenção à surdez. De acordo com especialistas, até quando estamos dormindo nossos ouvidos estão em ação. A todo o momento os ouvidos recebem algum estímulo e poucos são os momentos em que há silêncio total para dar um descanso a eles. Aproveitando o Dia Nacional de Prevenção e Combate à surdez, é fundamental saber cuidar dos seus ouvidos.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo menos 800 milhões de pessoas sofrem alguma perda auditiva no mundo. Algumas medidas de prevenção são essenciais para manter uma audição saudável. São elas:
1 – Respeite os intervalos de repouso sonoro quando a exposição a altos níveis de intensidade é constante;
2 – Use protetores auditivos quando recomendado, principalmente em locais de trabalho que causam risco à audição pela exposição a altos níveis de intensidade sonora;
3 - Objetos pontiagudos devem estar sempre afastados do ouvido;
4 – O cotonete deve ser usado para limpeza do excesso de cera na parte mais externa do ouvido e para secar a orelha. Jamais deve ser introduzido no canal;
5 – Evite a automedicação;
6 – Evitar a exposição prolongada a sons em forte intensidade. Para isso, controle o volume do seu MP3, TV ou som do carro.
Estudos indicam que cerca de 15% da população, com idade entre 20 e 69 anos, têm perda auditiva por exposição a sons altos ou ruído no trabalho ou em atividades de lazer. "É importante consultar o otorrinolaringologista se houver dor, desconforto ou perceber alguma alteração, para verificar se não há obstrução no ouvido e se há a necessidade de avaliação audiológica. Esta avaliação, que é feita pelo fonoaudiólogo, irá constatar se há ou não perda auditiva e o tipo de perda. O tratamento, de acordo com o caso, pode ser feito com medicação ou pode ser indicado o uso de uma prótese auditiva", disse a fonoaudióloga Carla Baggio.
"E as pessoas que fazem natação devem ter um cuidado especial com o ouvido – o ideal. O contato freqüente com a água pode causar obstrução e infecção", completou.
"E as pessoas que fazem natação devem ter um cuidado especial com o ouvido – o ideal. O contato freqüente com a água pode causar obstrução e infecção", completou.
quarta-feira, 30 de outubro de 2013
Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo
Hoje 30 de outubro é Dia Nacional da Luta Contra o Reumatismo, data importante para alertar a população para um diagnóstico precoce e seu tratamento. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) são mais de 15 milhões de pessoas acometidas por doenças reumáticas, engana-se quem pensa que só acomete pessoas idosas, elas podem atingir também jovens e crianças.A doença – Reumatismo é o termo designado para descrever um grupo de doenças que afetam as articulações, músculos e esqueleto. As doenças reumáticas são facilmente detectadas, são dores ao esticar os braços sobre a cabeça ou ao elevar os ombros até tocar o pescoço são alguns dos sintomas.
Tratamento – O tratamento é feito com administração de medicamentos, injeções e algumas outras atividades como fisioterapia, tudo isso depende da gravidade do problema, por isso procure um médico para que ele possa lhe indicar o melhor tratamento.
O MINISTÉRIO DA SAÚDE REFORÇA A IMPORTÂNCIA DE SE PROCURAR UM SERVIÇO DE SAÚDE, LOGO QUE IDENTIFICADOS OS PRIMEIROS SINTOMAS.
Fonte: Ministério da Saúde
terça-feira, 29 de outubro de 2013
Dia Nacional e Mundial da Psoríase
O QUE É
A psoríase é uma doença imuneinflamatória crônica da pele que afeta aproximadamente 3% da população mundial. É bastante frequente entre homens e mulheres, principalmente na faixa etária entre 20 e 40 anos, podendo também ser diagnosticada em outras fases da vida.
Até hoje não se sabem os motivos causadores da doença, mas pesquisas científicas demonstram que, em 30% dos casos, o fator genético está envolvido. No entanto, estresse emocional, traumas ou irritações na pele, infecções na garganta, baixa umidade do ar ou alguns medicamentos podem aumentar ou iniciar a doença.
QUAIS OS SINTOMAS
O dermatologista está apto a diagnosticar a doença quando está na pele, através de exame clínico que poderá eventualmente ser complementado por uma biópsia, quando um fragmento da pele é retirado para análise em microscópio.
Vale a pensa ressaltar que muitas doenças se assemelham a psoríase, por isso, em caso de qualquer dúvida, procure um dermatologista. Um diagnóstico incorreto pode gerar confusão com outras doenças de pele e um tratamento inadequado pode piorar as lesões.
Sintomas
A doença se manifesta por lesões róseas ou avermelhadas recobertas por escamas esbranquiçadas e, na maioria dos casos, aparecem em várias localizações como:
- cotovelos, joelhos ou couro cabeludo
- unhas
- palma das mãos e plantas dos pés
- por toda a pele
- articulações (dor ou até mesmo artrite)
IMPORTANTE: A psoríase não pode ser adquirida pelo contato, mesmo íntimo, com qualquer portador da doença, independente do tipo.
COMO TRATAR
Após o diagnóstico feito pelo dermatologista, o mesmo irá indicar o melhor tratamento. Normalmente, nos casos mais leves, são prescritos medicamentos como pomadas, loções, xampus ou géis. Em casos mais avançados, são indicados sessões de fototerapia (ultravioleta com ou sem remédio), medicamentos de uso oral ou injetável.
A psoríase não tem a cura completa, mas com o tratamento adequado, pode ser reduzida. Siga as orientações do seu dermatologista e viva a vida sem medo.
CUIDADOS
A psoríase não deve ser motivo de desconforto ou impedimento para qualquer atividade em sua vida.
sexta-feira, 25 de outubro de 2013
terça-feira, 22 de outubro de 2013
OUTUBRO ROSA 2013
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama.
Em nossa unidade esse dia foi comemorado no dia 22 de Outubro, com a presença de uma equipe de profissionais da Faetec.
Acs Simone e Bety
Consultórios Emanuel e Boa Esperança
Acs Bety
Enfª Vivianne
ADM Márcia
Acs Simone, Acs Carla e Avs Washington
Téc. Enfermagem Andréa, Adm Márcia e Enfermeiro Antonio
Manicure Faetec
Faetec Cuidadando da Beleza Feminina
segunda-feira, 21 de outubro de 2013
APRESENTAÇÃO CORAL CMS PARQUE ROYAL
Apresentação do coral Cms Parque Royal no encerramento do 1° Seminário de Prestação de Contas realizado no dia 10.10.2013.
sexta-feira, 18 de outubro de 2013
segunda-feira, 14 de outubro de 2013
1° Seminário de Prestação de Contas CMS PARQUE ROYAL
Foi realizado na quinta-feira 10/10 às 14:00 hs o 1° Seminário de Prestação de Contas.
Início da apresentação com a Gerente Amanda Blanca.
Apresentação da Equipe Emanuel.
Apresentação do Avs equipe Emanuel.
Apresentação da Equipe Boa Esperança.
Apresentação do Avs da equipe Boa Esperança.
Apresentação da Equipe de Farmácia.
Apresentação da Equipe de Educação.
Final da apresentação.